Tratamentos
O tratamento endodôntico, também conhecido por tratamento de canal, é a opção conservadora para manter um dente que teve sua polpa comprometida e que caso contrário seria extraído. O tratamento é realizado por um endodontista e consiste basicamente na remoção da polpa inflamada/aletrada irreversivelmente ou necrosada (sem vitalidade).
É dividido em três etapas: acesso ao canal radicular, instrumentação e obturação do canal radicular. O uso de técnicas e equipamentos modernos, como magnificação (aumento do campo), através de microscópios ópticos, localizadores eletrônicos foraminais, instrumentos acionados à motor, limas de NiTi (liga metálica de níquel/titânio) e sistemas reciprocantes, fizeram com que o tempo para finalização desse tratamento fosse reduzido, permitindo sua conclusão em uma única sessão. O tratamento endodôntico em sessão única é embasado cientificamente e tornou-se possível na prática clínica em muitos casos.
Quando o canal é tratado adequadamente e os dente é restaurado logo após a conclusão do tratamento endodôntico, o dente permanece na arcada por toda vida. Uma boa higiene oral e visitas regulares ao dentista contribuem para essa longevidade.